Veterinário em Casa
Em julho nós estamos falando bastante sobre os problemas de saúde mais frequentes entre os pets. Recentemente, trouxemos informações de como proteger os cães e também os gatinhos nos dias de temperaturas mais baixas.
Hoje, a gente compartilha um caso real, da cachorrinha Gaia, que foi atendida no conforto de casa, pois sua tutora estava preocupada com a tosse e a secreção nasal que vinha apresentando. A médica veterinária Margareth Jardim fez o atendimento e nos contou como foi.
A doutora disse que a cadela de 12 anos e sem raça definida sofre de trombocitopenia – baixa quantidade de plaquetas no sangue, que são fundamentais para a coagulação sanguínea -, e também faz uso diário de remédios para controlar algumas comorbidades (ocorrência de duas ou mais doenças ao mesmo tempo).
Por conta da saúde mais debilitada e por ser uma cachorra idosa, a tutora acertou em cheio ao solicitar ajuda médica logo que apareceram os primeiros sinais. “Fiz todos os exames físicos na Gaia, avaliando possíveis sinais de infecção, porém nada foi identificado. A ausculta dos pulmões também não apresentou nenhum sinal de afecções pulmonares, dispensando a solicitação de radiografia neste primeiro momento. No período do atendimento não houve tosse e a secreção nasal era muito discreta, quase imperceptível. A Gaia estava muito bem e ativa”, detalha a Dra. Margareth.
Com o quadro de saúde estável, a nossa médica veterinária preferiu adotar um tratamento mais preventivo, apenas fazendo uso de uma única medicação para que não houvesse sobrecarga renal e hepática na paciente e seus órgãos vitais pudessem ser poupados.
“De acordo com a avaliação, a Gaia está com resfriado leve, muito provavelmente devido a um medicamento do qual faz uso diário e que tem um alto potencial imunossupressor, o que leva a paciente a ser mais suscetível a infecções. A conduta foi tratar a pet sem degradar sua saúde em outros sentidos”, finaliza.
E se você também tem um pet aí em casa com tosse, secreção nasal ou sintomas típicos de inverno, inspire-se nessa história e peça ajuda de um médico veterinário. Caso more em São Paulo (capital), conte com o atendimento domiciliar Petlove, que neste momento oferece aos Assinantes uma super vantagem: 25% de cashback em qualquer serviço veterinário \o/.
Fonte: Anderson Mafra, Petlove